Entrevista com a Cátedra Mariah Brochado
- Perita Karina Guimarães

- 20 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de out.
Cátedra em Inteligência Artificial e professora na UFMG.

Estreia e episódio dia 27, próxima segunda-feira: "Inteligência Artificial e Direito", com a cátedra e profa Mariah Brochado - MG-Br.
Tive a alegria e honra de entrevistar a nossa única cátedra no país em Inteligência Artificial. Mariah é professora Titular de Filosofia da Tecnologia e do Direito na Faculdade de Direito da UFMG; Professora Visitante do Instituto Leibniz de Pesquisa em Mídias e Tecnologia da Universidade de Hamburgo, Alemanha; Doutora e Mestre em Direito pela UFMG, com Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha; Coordenadora da cátedra PHILOTECH: Filosofia da Tecnologia aplicada ao Direito Digital, do Centro de Excelência Jean Monnet (União Europeia na UFMG); Diretora de Direitos Humanos do Instituto de Direito e Inteligência Artificial (IDEIA) de Minas Gerais e é Associada Honorária da União Ibero-Americana de Juízes(UIJ).
Entrevista
Tive a alegria e honra de entrevistar a nossa única cátedra no país em Inteligência Artificial. Mariah é Professora Titular de Filosofia da Tecnologia e do Direito na Faculdade de Direito da UFMG; Professora Visitante do Instituto Leibniz de Pesquisa em Mídias e Tecnologia da Universidade de Hamburgo, Alemanha; Doutora e Mestre em Direito pela UFMG, com Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade de Heidelberg na Alemanha.
É coordenadora da cátedra PHILOTECH: Filosofia da Tecnologia aplicada ao Direito Digital, do Centro de Excelência Jean Monnet (União Europeia na UFMG); Diretora de Direitos Humanos do Instituto de Direito e Inteligência Artificial (IDEIA) de Minas Gerais; Associada Honorária da União Ibero-Americana de Juízes(UIJ).
Foi Presidente da Comissão de Inteligência Artificial no Direito da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais; Foi responsável pela redação do Decreto Regulamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais (Decreto 47.442, de 04 de julho de 2018) quando foi Secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e Relações Institucionais de Minas Gerais.
OBRAS EM LIVROS:
"Inteligência Artificial no horizonte da Filosofia da Tecnologia: técnica, ética e direito na era Cybernética"
"O Olhar distanciado sobre o combate à corrupção: O caso lava jato entre direito e política"
"EMERGÊNCIAS TECNOLÓGICAS E NOVOS DESAFIOS JURÍDICOS"
"Filosofia do direito e formação humanística para concursos"
"Ética e direito: pelas trilhas de Padre Vaz"
"O Caso Lula: a Luta Pela Afirmação dos Direitos Fundamentais no Brasil."
XXVII JORNADA JURÍDICA - TEXTOS DA XXVII JORNADA JURÍDICA: "Direito: caminho ou obstáculo para a transformação social?"
"Querida Mariah, foi e sempre será uma alegria e uma honra tê-la próxima. Parabenizo-a pela representatividade como mulher no Brasil e no mundo. Karina Guimarães - direção Canal Wolf e Pense Digital."
Iniciativa e direção: Karina Guimarães
www.canalwolf.com @canalwolf @peritakarinaguimaraes
Siga o programa no youtube, agende-se: https://www.youtube.com/@SERIEPENSEDIGITAL
Siga o programa no youtube, agende-se: https://www.youtube.com/@SERIEPENSEDIGITAL
É uma honra Mariah e parabéns pela representatividade como mulher no Brasil e no mundo.
Karina Guimarães - direção Canal Wolf e Pense Digital.












