top of page

Apresentação e objetivo

     Desde que o homem entendeu que um tiro matava e uma metralhadora matava vários em menor tempo aumentando a quantidade de vítimas, os atiradores incluindo os suicidas começaram a fazer história. Desde uma questões mental, psicológica e até mesmo os surtos levam as pessoas estando armadas ou não e até mesmo buscarem armamentos para a promoção, incitação e acometimento do crime de assassinato em massa, os chamados “massacres”.

Para a contenção do crime, a redução de vítimas e a captura do criminoso para a penalidade adequada, faz-se necessário entender com o quê estamos lidando e com quem, os executores, incitadores, fomentadores e demais envolvidos de forma virtual e no mundo físico.

Entendendo ser necessário a percepção do problema, o curso pretende: apresentar os casos detalhadamente e com pequenas distinções de históricos familiar e criminal; Discutir padrões identificados de planejamento, execução de crime - estratégica, tática e operacional e entender as necessidades atuais de cada caso sugerido em aula. Sempre se aprende a entender as motivações, as inspirações e catalisadores”.

Perfis terroristas e extremistas em rede são eternamente co-autores destes crimes na forma de prover informações de destruição em massa, incitação e encorajamento do crime. Cabe a quem deve e consegue perceber o nível de vulnerabilidade de quem acompanha o criminoso em rede e o apoia na ação. Nesse sentido sempre houveram o mentor e discípulo, um dominante sobre o outro que mal questiona o seu ‘mentor”.

O curso será ministrado de forma remota pelo Google meet, as inscrições e certificados serão emitidos pela plataforma Sympla.

Público Alvo e Pré-requisitos

     Profissionais e especialistas nas áreas de educação, tecnologia, segurança pública e direito, bem como peritos forenses criminalísticos, computacionais e interdisciplinar como psiquiatria, psicologia, fonética, linguística, fonoaudiologia e dentre outras áreas multidisciplinares que possam serem necessárias em crimes configurados pela legislação brasileira.

Para o entendimento da discussão é necessário a atuação na área de segurança pública, educação, tecnologia e forense.

Conteúdo Programático

  1. Apresentação e explicação de 8 casos ocorridos em todo o mundo seguindo o roteiro de: dados essenciais; resumo do crime, Modus Operandi (planejamento, execução e critérios de ambos); perfil dos autores e das vítimas; causas e motivações, julgamento e condenação dos responsáveis; influência midiática e continuidade;

  2. 5 casos específicos com pequenas distinções;

  3. As sugestões de respostas imediatas e protocolos eficazes e ideais;

  4. Evidências em rede - OSINT E HUMINT;

  5. Articulações em Rede.

 

**Muitas informações mais específicas dentro do contexto apresentado não serão passadas de forma pública e sim em curso devido ao fato de serem catalisadoras e de interesse de possíveis criminosos no entendimento das estratégias e inteligência de investigação.


 

Sobre a profissional

Perita Forense Computacional de dispositivos Móveis e Especialista em Comportamento Criminal em Rede e no Uso de Dispositivos Digitais.

 

​Formações

Especialização em Segurança da Informação (GRANCURSOS, ago/2024)

Especialização em Inteligência de Estado e Policial, (GRANCURSOS , ago/2024)

Especialização em Criminologia, (GRANCURSOS , dez/2025)

Especialização em Linguística Forense, (UNYLEIA - 2025)

Especialização em Psicologia Forense e Judicial (Academy Educação, fev/2023)

Especialização em Computação Forense e Perícia Digital (Anhanguera, fev/2023)

Especialização - MBA em Direito Eletrônico e Digital  (pela Escola Paulista de Direito - EPD, 2008)

Especialização em Planejamento Estratégico e Novos Negócios Digitais pela Faculdade Impacta Tecnologia - FIT (2007)

Especialização em Ciências do Consumo Aplicadas - semestre 1 (ESPM, 2008)

Graduada em Sistemas de Informação - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá , 2005)

lattes.cnpq.br/4447731851449216  |  linkedin.com/in/peritakarinaguimaraes   |  canalwolf.com  |  Youtube.com/@canalwolf

ao entender uma possível ameaça
a sua escola
, denuncie à polícia.
imediatamente.

Não compartilhe, não veicule, não glamourize o crime, pois essa é a intenção do criminoso
Seja consciente. DENUNCIE.

bottom of page