A Comissão de Direito de Sustentabilidade da OABRJ realizou, nesta segunda-feira, dia 30, a primeira edição da Conferência Internacional de Ciências Forenses. O encontro reuniu especialistas da área para fomentar a atuação de peritos criminais e a relevância da perícia para os casos investigativos. É possível assistir ao encontro na íntegra pelo canal da Seccional no YouTube.
Presidente da comissão, César Augusto Oliveira saudou os convidados e o público. César considerou o evento como um dos caminhos para adquirir conhecimento de forma gratuita e com renomados palestrantes.
Na abertura, o coordenador do Grupo de Resposta Imediata (GRI), Ubirajara Favilla, ressaltou a importância do papel dos peritos para o desenvolvimento da investigação policial.
"Nas perícias psiquiátricas e psicológicas devem ter cuidado para não 'espelhar' os seus 'valores' noutro onde a anormalidade passa de um elemento de diagnóstico ou de avaliação e sim um 'paradigma' do próprio avaliador, um psiquiatra ou psicólogo, o que eu chamo de espelhamento."
"Não conseguimos 'apalpar' o humor e nem 'radiografar' a inteligência, mas sim o entendimento pela conversa e observação sistemática, aprendendo a examinar sistematicamente a atitude da pessoa, do paciente."
Dr. Talvane de Moraes, médico psiquiatra forense no III Seminário Internacional
Forense promovido pela OAB-RJ em 31 de outubro de 2023.
Veja na íntegra: https://www.oabrj.org.br/noticias/oabrj-realiza-primeira-conferencia-internacional-sobre-atuacao-peritos-ciencias-forenses
Comentários