top of page

Cenas de crimes, provas e criminalística

Atualizado: 27 de nov. de 2023

A lenda, Elizeu Santiago, há 54 anos entregando ao Estado do Rio de Janeiro a sua perícia criminal apaixonante e de excelência.

À quem me conhece, nem preciso dizer a honra e a emoção, principalmente de estar à frente deste profissional e principalmente deste homem. Como todo profissional de conhecimento e valor ele cita antes de sua brilhante explanação o nome dos primeiros peritos forenses no país e no mundo como Edmundo Locardi (França); Charles O'hara, James Osterburg, Lamartine Bizarro Mendes com a obra "Criminalística Básica"; Ascendino Cavalcanti, Professor Eraldo Rabell; Rubens Moraes Rubicunda; Luiz Eduardo Carvalho Dorea com a obra "As Manchas de Sangue Como Indício em Local de Crime"; Vitor Manuel Quintela; Ranvier Feitosa Aragão


Elizeu citou, emocionado grandes amigo como incrível e fundador do "Instituto de Pericias Criminais do Rio de Janeiro Carlos Éboli", o perito Carlos de Melo Éboli.



Sem palavras, aliás resta-me uma, querido Elizeu, obrigada.





"Há mais de 54 anos em cenas de crime". É graduado pela Sociedade Universitária de Ensino Superior e Cultura (1972) e atualmente é docente da Un. Castelo Branco e Assessor Técnico da PMRJ. Altamente experiente na área de Direito, com ênfase em Criminalística, atuando principalmente nos seguintes áreas: perícia criminal e investigação policial. É professor no Grupo GRI - RJ ATUOU NO EXÉRCITO BRASILEIRO COMO PROFESSOR DA ESCOLA DE INSTRUÇÃO ESPECIALIZADA. DO EB; ATUA NO CENTRO DE CRIMINALLÍSTICA DA POLÍCIA MILITAR; É PROFESSOR DO CURSO DE INVESTIGAÇÀO E PERÍCIA CRIMINAL; ASSOCIAÇÃO DOS PERITOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; DIPLOMA DE AMIGO DO CENTRO DE CRIMINALÍSTICA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DO RIO DE JANEIRO; MARECHAL ZENÓBIO DA COSTA, COMEMORATIVA DO SEXAGENÁRIO DA RECRIAÇÃO DA POLÍCIA DO EXÉRCITO NO BRASIL, MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO; MÉRITO PROFISSIONAL, ASSOCIAÇÃO DOS PERITOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; MÉRITO PROFISSIONAL, ASSOCIAÇÃO DOS PERITOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; MEMBRO HONORÁRIO DA FAMÍLIA PE, POLÍCIA DO EXÉRCITO; ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE SÃO JOÃO DE MERITI.; RECONHECIMENTO PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À PMERJ; SERVIÇOS RELEVANTES AO ESTADO DO RJ. 1. SANTIAGO, E. F. XV CURSO DE INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA CRIMINAL. 2010; 2. XIII CURSO DE INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA CRIMINAL. 2005; 3. XIV CURSO DE INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA CRIMINAL. 2005; 4. E. F. ESPECIALIZAÇÂO DE PERITO CRIMINAL. 2004; 5. F. ESPECIALIZAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL; 2003; 6. F. XII CURSO E INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA CRIMINAL. 2002; 7. F. XI CURSO DE INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA CRIMINAL. 2000; 8. F. ESPECIALIZAÇÂO DE INVESTIGADOR POLICIAL. 2000;9. SANTIAGO, E. F. CURSO DE ADAPTAÇÂO A DETETIVE. 1969.






HOMENAGEM DA ASSOCIAÇÀO DOS PERITOS OFICIAIS DO RJ E FORTALECIMENTO DA PERÍCIA OFICIAL RJ.

lattes.cnpq.br/9505068153222932


Forense Digital e Inteligência Policial www.seriepensedigital.com #SeriePenseDigital#CanalWolf Iniciativa e direção: Karina Guimarães www.peritakarinaguimaraes.com/contato www.canalwolf.com @canalwolf @peritakarinaguimaraes



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page