top of page

IHC E IHM - tudo começou na revolução industrial





O IHC é o estudo da interação entre pessoas e computadores. É uma matéria interdisciplinar que relaciona a ciência da computação, artes, design, ergonomia, psicologia, sociologia, semiótica, linguística, e áreas afins (Wikipedia).


Esta área da computação possibilita o desenvolvimento de sistemas, responsivos em qualquer ambiente de rede para a funcionalidade desenvolvida, seguros e funcionais.


Os fatores como a segurança, portabilidade funcionalidade e usabilidade de sistemas e de aplicativos informáticos são essenciais a serem considerados.


A usabilidade vai além visto que as plataformas e aplicativos possibilitam que o usuário final seja adminstrador e não somente um suário propriamente dito.


Quanto mais simples para uso, melhor, pois fica mais instintivo e prazeroso de usar. As interfaces e funcionalidade engoliram os usuários.


O usuário saiu de traz da tela e se afundou em adminstração de editoriais, sistemas abertos e nas gestão de conteúdo digital nas redes sociais.


Durante a Revolução Industrial, as máquinas das fábricas eram operadas por trabalhadores e geralmente automatizadas movidas pelo motor a vapor. Temos aí a interação humano máquina.

A partir disso o mundo acelerou de tal forma que a tecnologia de informática e engenharia da computação e tecnologia ficam responsáveis pela acelaração da evolção mundial em paralelo à outras necessidades. a internet começo com a necesidade de uma comunicação mais rápida, assertiva e eficaz.


A interação humano máquina é considerada desde o uso da TV, rádio, máquina de lavar roupa, louças, telefone e etc. Mas a internet alavancou e acelerou o desenvolvimento da interfaces cada vez mais implantáveis no celular que possui a vida e cotidiano da pessoa.

O homem desenvolver a máquina, então como não ter a percpção do que realmente se faz necessário, sendo prático e principalmente, caso da internet, seguro.

Quantas tencologias digitais e de interção usamos em nosso dia-dia? Já parou para quantificar? Qual a sua interação com máquinas e tecnologia digital no dia-dia?


bottom of page