RESUMO - O objetivo deste artigo é a opinião técnica sobre o assunto de sobre incidentes informáticos e cibernéticos de grandes impactos e danos e em larga escala, dentro da disciplina de “Times de Respostas Imediatas” do curso de Especialização em Defesa Cibernética da Faculdade Unyleya. Na forma exemplificada do caso ‘Industroyer’, um ataque batizado com este nome por se especializar em ataques à indústrias com sistemas críticos e governamentais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As ofensivas cibernéticas, parte e ofensivas militares ou puramente ofensivas cibernéticas como parte da uma estratégia de sabotagem para entrever informações do opoente, espionagem ou interromper serviços, parada de sistemas ou destruição que causa prejuízos e insegurança do usuário final do serviço, ou na população do país quando a motivação é de poder e territorial são sempre piadas por patrocínio de interessados no caos, seja por motivos profissionais ou pessoais, e , pela falta de responsabilidade e ética de quem é aderente ao desenvolvimento e execução.
Este cenário e esse fatores se modificam restritivamente quando a punição e o processo investigativo forem dura e com maior vantagem a quem realiza, respectivamente, apenas. Nada muda.