top of page

Condições, transtornos e patologias transformadas em mentorias e coachs na rede.

Atualizado: 27 de nov. de 2023

A era da "pílulas estúpidas"


Sempre faço este relato e reforço aos cenários e situações caóticas. um professor do MIT em uma certificação que fiz de DPO em 2021, listou-nos na sala de aula dentro hacker, catástrofes, desastres naturais, ameaças nucleares o maior risco global de todos os tempos. Após muita sugestão e terrorismo na aula propositalmente ele dá o primeiro lugar no ranking do maior risco global mundial: a estupidez humana, e é dela que falo neste artigo junto a irresponsabilidade e crime que pões até a integridade física e saúde em risco, em alguns casos.


O objetivo deste artigo é abordar as mentorias, coachs de algumas pessoas visivelmente e sob a análise de suas narrativas e orientações transtornados traumatizados, logo sem qualquer condições de orientar pessoas na mesma condição ou até pior e que pode levar às gravidades na evolução para com as pessoas em suas vida amorosa sexual e no geral.


O fenômeno estúpido da "pílulas" solutivas (nada solutivas)

Recentemente, dias atrás, foi evidenciado em rede um ocorrido no qual o declarado mentor de relacionamentos masculinos ao se desgostar de uma crítica feita ás suas defesas em rede, no contexto citado acima, machista, misógino e sem espontaneidade e sim doutrinado pelas "pílulas solutivas". Neste fato este assim dito mentor, segundo as evidências escritas, ameaçou sugerindo "tiros", morte usando uma expressão esdrúxula caso a blogueira que o criticou não retirasse o post. Esta evidência de ameaças foi viralizada em rede e as providências cabíveis do seu representante legal forma iniciadas com a medida protetiva.


Estudei esta fato e observei que muitos homens inclusive mais analíticos debochando deste mentor que lançou até um livro. O deboche vai das culturas que ele junto de demais na mesa condição emocional que ele tenta inserir com narrativas e alegações contundentes e agressivas.


Como ele o fez de forma pública, posso aqui descrever a minha percepção do que publicamente entendi: ressentido, magoado, triste, onde na primeira oportunidade criou um "personagem" para se proteger das "mesmas mulheres" que ele sempre preferiu, de acordo com as narrativas que ele faz do que lhe interessa realmente, pois a "mulher ideal' que ele busca e "defende" na verdade não se comporta e tem o visual que ele possui preferência conforme por ele mesmo narrado de forma pública em suas entrevistas.


Colocar-se na forma defensiva é afastar-se de boas oportunidades incluindo as saudáveis. Assim dadas às alegações de que: _"Toda mulher é vag...até que se prova o contrário." Eu replico da seguinte forma: Em qual sentido esta expressão pejorativa que ele usou? Para a maioria, no que caso e que venha a ser insultada desta forma "por homens" será o mesmo que "nada". A segunda réplica seria nos questionamentos sobre a provação e o motivo.


Mais uma alegação que pode serem consideradas em nível criminal, são os "pedidos de socorro" deste mentor: _Se tiver escolher entre 'pegar' uma mulher que tenha saído com cem caras e outra que tenha sido só de um, eu prefiro a que tenha sido só de um. Com se prova e se comprova isso?


A origem de tantas mentorias, coachs e conceitos estúpidos e doentios elaborados

Sem o estudo profundo e e conclusão e consenso científico de uma pesquisa é distante apontar a origem de tantas buscas, aceitas e a ausência das terapias mediante os grandes abandonos.


Faço em meio de tantas sugestões de estudos da origem e motivações ligadas à falta da proximidade familiar; a questão de uma geração em que a dor dói demais*; a falta da interferência das autoridade de saúde mental em cobrar sobre esta atuação de oferecimento deste serviço não regulamentado, não reconhecido, não comprovado na qual como especialista a solução fica na "superfície" e não trata a estrutura.


Pessoas transtornadas, adoecidas, doentes e mau resolvidas consolidando "famílias e gerando filhos. Filhos estes que vão estender tudo que foi citado na pior forma porque vão buscar apoio e não vão ter. Filhos que se tornaram pessoas sem rumos, perdidos e se qualquer orientação e querendo busca uma alternativa do que escuta em casa.


*Obs.: Quando falei da geração que demais, não me referi a abusos domésticos com falas, humilhações, espancamentos, estupros, homicídios de mulheres e homens, subnotificação de pedofilia e incesto. Isso é inadmissível. Se não pode ser pai ou mãe, então não seja ou faça uma doação.


O acesso aos serviços de mentorias e coach

A rede, a internet e a facilidade de elaboração de "peças" publicitárias para a veiculação nas plataformas mais populares deu voz e profissionalização e adoecidos pela vida, incapazes de lidar com frustrações, rejeição querendo tratar outras pessoas e usando-as para reforçar a sua frustração.


A falsa venda de frustrações pela rede dá lucro. Quem atende _geralmente coach de vida disfarçado de outros_, é qualificado e possui conhecimento para tratamento? Registra esse tratamento em algum local? Faz relatório? e se faz entrega à qual regulamentador?


A dor do doído é o produto milagroso, regra básica do infame e inexistente "marketing digital". "Marketing digital não existe, marketing é marketing." (Mestre Índio Brasileiro da Guerra Neto) Um curso é vendido com uma solução de "pirâmide aberta", ou seja que nunca acaba, logo sempre sendo relançada onde a solução real não existe pois a dependência do mentor sempre vai existir. A cada tempo que o produto deixa de existir porque não e sólido, a empresa muda de nome.


A "subcultura" do alto valor e do macho alfa-sigma e "redpill", rs.

O feminismo desenfreado teve que acontecer porque uma pessoa trabalhar em casa não dava conta de manter a casa, logo na industrialização, as mulheres tomaram conta das fábricas comprovando para elas mesmas a sua força e capacidade capital. A partir disto o homem não pode mais espancar, matar e estuprar por todas as noite sem ser questionado, pois alguém dentro da casa também tinha autoridade no sentido financeiro para questionar. Essa é a visão masculinista, mas quem manda mais senão a espécie que gera outra espécie? Então já faz tempo.


A resposta atual para a cultura de desvalorização da mulher é ela se tornar aquilo que mais condenada, porém de forma autorizada, e o homem ser o vitimista com atitude defensiva na forma de misoginia, agressiva e claro, estúpida. Ambos se enfrentando, mas no fundo não sabendo busca um e outros, com o medo de "sofrer" ou ser 'enganado". Estamos na era dos doídos e do avantajados, eu sinto dor ( e acredite geralmente a dor dói), então por isso, eu vivo e me relaciono para tirar "vantagem" em tudo e de todos, inclusive nas relações, logo não temos mais relações.


Se o inimigo para a homem é a mulher, afinal quem e o que ele é? é certo que a mulher sempre cedeu mais que o homem, vemos isso por exemplo em leitos de hospitais, nas filas de presídios onde raramente se você homens acolhendo mulheres. Raramente uma mulher abandona um homem doente, mas na menopausa, onde a mulher encerra uma das sua principais funções, é tida como louca, inútil e dentre outros. Tudo nesse momento do enceramento produtivo é motivo para o abandono da relação, mas a mulher em menor quantidade faria.


Este cenário de enfrentamento é uma respostas á falta de consideração ao longo dos anos, mas feito da pior forma e com a resposta masculina também pior ainda. Escuto mulher dizerem que homem gosta de sofrer e ser mandado e escuto homens dizerem que ama mulheres que se impõem.


A questão mais importante nesse sentido de relacionamento é que alguns tipos, perfis e traços de personalidades não são atrativos e alguns relacionáveis como pessoas com "traços" de narcisismo patológico, transtorno borderline, transtorno bipolar, transtorno de manias e por aí se vai.. A vida ao lado destes indivíduos com transtornos, por exemplo é muito difícil e tóxica, e nada ter haver com mulher ser ou homem ser é uma questão de personalidade e transtornos. Pessoas problemáticas se tratamento e de mau caráter destroem a vida dos co-dependentes da pessoas que vive ao lado. Pouco falam porque a saúde mental não é tratada como deve, então empurra à quem esta perto um pouco do controle a absorção desta toxidade. Não somente estes, mas uma pessoa tem uma vivência difícil e várias doenças, transtornos, condições físicas mentais que trazem a forma comportamental, mas nada diretamente ligada e ser mulher ou homem.


A interferência à quem deveria

A instituições liga à saúde mental bem como as governamentais deveriam iniciar uma investigação e sugerir protocolos mínimos de avalições destes profissionais assim como os advogados possuem os da ordem para advogar, os policiais para atuam com o poder de polícia, juízes e médicos para a obtenção do CRM, suma todos que envolvem direto com questões no qual o comportamento humano causa impactos e danos inclusive os permanentes.


Existe o caos de confusão na orientação de carreira quanto a vida incluindo na orientação de uso de remédios como aos indicados para a concentração (não falarei aqui) que alguns coachs indicam tanto quanto alguns pseudo-profissionais de educação física e performance ao uso de medicamento para performance e aumento de massa. Esse movimento de pessoas sem competência, autorização e conhecimento da matérias para tal iniciou à ao menos 4 décadas e agora o cenário piorou.


A conclusão é que, numa conversa com vários colegas policiais, psiquiatras e perfiladores a conclusão é o que serpe dizem a "loucura" às vezes se torna "excêntrica", a diferença é que agora na rede, todos às vê, e alguns a acha "bonita". Fazer o quê? Toleremos e distanciemos e, se necessário os profissionais de saúde mental, do poder judiciário e polícia judiciária via nos ajudar.


Uma orientação profissional, quanto mais se fala na loucura mais se prova de que ela manipula você. Não dê palco para insanidades e insanos.

bottom of page