top of page

Reputação em rede: você é aquilo que mostra #sociedadelíquida

Atualizado: 24 de jun. de 2022




A reputação no ambiente digital, sejam em aplicativos, motores e busca e em grupos de mensagens instantâneas, é impactante e também "líquida".


Considero muito o autor e sociólogo, Balumann que escreveu uma coleção sobre a "sociedade líquida" no tocante a facilidade de se desconectar das pessoas e das máquinas.


Hoje um assunto pode estar viralizando, porém, mediante essa questão e cultura moderna da relações e relacionamento e até situações que se desfazem de forma fácil e rápida, a reputação sendo boa ou ruim, logo logo, se esquecem.


Mas vale ressaltar que devido aos crimes de internet, e em especial os crimes de conteúdo (editorial) como a pornografia da vingança, perseguição virtual, bullying virtual e até as fake news, são de espécies de crime continuado, ou seja, viralizam e se multiplicam numa geolocalização tão grande que a estensão de danos quase , por um tempo, é irreparáveis e alguns levam até a morte.


#ZygmuntBauman estudou o que ele classificou de "mordenidade líquida" com as característica básicas de ter a substituição da #ideia de #coletividade e de #solidariedade pelo #individualismo. Isso para o autor explica como se processam as #relaçõessociais na #atualidade.


Para Baumann, "o cidadão se transformou em consumidor." Consumidor pelo fato de SER aquilo que se TEM e não aquilo que se É.


Temos a situação de sermos voláteis em rede, mas os danos de uma vítima de crimes de conteúdo digital é grande e com prejuízos físicos, materiais e mentais.


Reflita: É sessencial ou necessário se expor e se sim para quem? Narcisismo, exibicionismo nunca este na "moda".




bottom of page